Taxa Selic aumentou e agora? Ciclos de mercado X Investimentos
A taxa Selic aumentou no último dia 06 de novembro de 2024, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central anunciou uma nova elevação na taxa básica de juros, a Selic, que passou de 10,75% para 11,25%, representando um aumento de 0,5 ponto percentual. Essa decisão reflete a estratégia dos órgãos monetários para controlar a inflação no país, um desafio que exige medidas rigorosas como essa. Mas o que essas mudanças significam para o investidor? Como os ativos financeiros são impactados por ajustes na taxa de juros? E, principalmente, quais estratégias o investidor pode adotar durante esses ciclos de alta ou manutenção da Selic? É sobre isso que vamos conversar no post de hoje.
O que todo investidor deve fazer durante os ciclos de mercado com seus investimentos?
São notícias como a que citei no início de nossa discussão de hoje, que deixam investidores inexperientes sem saber o que fazer ou ainda preocupados com seus investimentos. Dito isso, e visando trabalhar com bastante clareza nesta publicação, estaremos esclarecendo dúvidas e ainda apontando soluções para o que fazer em momentos como este atual cenário do Brasil.
Ciclos de mercado sempre vão existir e variar, bem como e junto a eles, diversos indicadores irão variar de acordo com o momento econômico de cada país e sua relação mundial. Quando começo apontando o aumento da Selic devo lembra-lo que ela já esteve em momentos de baixa, e que o momento atual que agora reflete em alta, em breve começará a migrar para queda novamente e assim se repetindo aos longos dos anos.
Impactos nos investimentos em renda fixa e variável
Neste momento de alta da Selic é comum vermos que ativos financeiros como o Tesouro Direto e ativos de Renda Fixa tendem a ter um maior fluxo de investimento. Estes tipos de ativos se beneficiam deste indicador e por isso, permite maiores ganhos percentuais ao ano. Com isso, ativos como: ações e FIIs (Fundos Imobiliários), que são ativos de renda variável, se percebe uma desvalorização de suas cotas, além de diversos investidores que acabam se desfazendo destes ativos e migrando para os de renda fixa, na expectativa de colher maiores ganhos.
Contudo, diversos investidores ao deixar de aproveitar se deste momento, da baixa de ativos devido a ciclos de mercado, isso permite que os investidores façam aportes em seus ativos a custos bem menores e em maior escala. Logo, momentos de alta da Selic podem ser oportunidades para adquirir ativos de renda variável descontados, especialmente aqueles com fundamentos sólidos, inclusive ações e FIIs (Fundos Imobiliários).
Cabe a todo investidor, avaliar de maneira bem rigorosa e inteligente seus ativos. O bom investidor entenderá que nessas horas ele está comprando com um bom desconto, para que nos momentos em que, até a própria Selic retomar a valores mais baixos, estes ativos estarão em forte valorização e entrega de rendimento percentuais ao ano.
A renda fixa atrai investidores pela segurança oferecida, especialmente em títulos protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre aplicações como: Tesouro Direto, CDBs e LCIs, em caso de falência da instituição financeira.
Conclusão
Portanto, diante dos apontamentos realizados, podemos entender que cabe a todo investidor buscar maximizar uma boa diversificação de ativos, de acordo com o seu perfil de investidor. A diversificação dos ativos permitirá que por mais que os ciclos de mercado variem, o investidor sempre estará pronto para encará-los, além de poder ainda mais otimizar seus investimentos fazendo ótimos aportes em ativos que estejam em valores mais baixos, mesmo ainda que seus reais valores intrínsecos e princípios de governança, sejam muitos maiores que os valores das cotas em mercado.
Aproveitar momentos de baixa em ativos que estão com valores de cotas relativamente baixos em momentos assim, as vezes acontecem novamente somente em casos de maior reflexo mundial, como: pandemias, desastres grandiosos da natureza, guerras mundiais e conflitos entre países.
Lembre-se: “Enquanto alguns choram, outros vendem lenço” (ditado popular), portanto, saiba aproveitar e colher o melhor para seus investimentos, de acordo com cada momento pelo qual estiver passando. As crises também oferecem oportunidades.
Para ver mais posts sobre educação financeira clique aqui!
Escrito por Italo M. Ribeiro – 21/11/2024 – 00:02:52 – Outras publicações cliquem aqui.