Quatro pilares para uma vida melhor

Desde já, tenho feito terapia há um bom tempo e já caminho para quase três anos de processo terapêutico e busca pelo autoconhecimento. Logo, durante minhas sessões, houve um momento que fizemos um trabalho muito bacana de desenvolvimento pessoal para mim. Hoje, trago a você, caro leitor, os quatro pilares para uma vida melhor, sendo eles: Espiritualidade, Trabalho, Saúde e Relacionamentos. Pode parecer estranho a uma primeira vista, mas minha vida mudou e começou a prosperar a partir do momento que comecei a trabalha-los, vamos a explicação de cada um para seu melhor entendimento e aprendizado sobre o tema.

Quatro pilares para uma vida melhor

Espiritualidade

Em outras palavras os quatros pilares são áreas de nossa vida que devem ser trabalhadas para um crescimento pessoal mais amplo e abrangente. Dito isso, a espiritualidade é um pilar que norteia a nossa conexão com o divino, com nossa essência e origem, transcende o que entendemos somente sobre religião.

Nesse sentido, a espiritualidade como pilar, não só diz respeito a professar uma religião, mas sim a uma busca de conexão intensa e verdadeira com o seu divino.

Por exemplo, uma das maiores revelações que tive foi entender até onde eu pregava uma religião por alienação da sociedade.

Outro exemplo que tive, foi quando comecei a entender que para estar com Deus, eu não precisava ir à igreja para encontrá-lo; o Deus verdadeiro já habita em nós e nossa conexão com Ele pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar.

Ressalva: o meu professar de fé, não me afastou da igreja por saber disso, mas me fez procurar quando queria ouvir a palavra e celebrações afins.

Trabalho

Todavia, o pilar do trabalho foi um dos mais especiais durante o processo. Do mesmo modo, o pilar do trabalho prega o nosso servir ao mundo. Como adultos, nossa mente e consciência sobre o trabalho deve se manifestar como uma entrega da melhor parte do nosso ser, fazer sem querer receber em troca, mas fazer para se atingir um propósito maior de servir aos dons que o divino lhe entregou.

Logo, pode parecer estranho, fazer algo sem querer em troca, mas entenda que o mundo irá lhe servir; e o próprio dinheiro, crescimento de carreira e afins virão como consequência dessa entrega maior. A parte mais difícil que fica talvez, seja encontrar o propósito, pois você precisa fazer algo que te faça sentir que está fazendo o que gosta e alinhado com a sua personalidade.

Além disso, reforço que o pilar do trabalho exige esforço e sacrifício, logo veja sua situação atual, talvez o que você deseja, requer que você busque recursos para te ajudar, sejam eles: um curso, uma capacitação, uma nova língua, um novo aprendizado, enfim explore este com a cabeça aberta para oportunidades e para querer cada dia aprender mais com que te rodeia.

Faço uma breve ressalva de cuidado: se você é uma pessoa que domingo as 15h pensa; “Nossa, amanhã tenho que trabalhar…”, cuidado, pois requer uma atenção a necessidade de ressignificação do que o trabalho é e representa em sua vida. A sociedade por se só, já te apresenta o trabalho como algo massivo e estressante, porém eu te convido a acabar com esse estereótipo e buscar o real sentido do trabalho para a sua vida. As redes sociais são exemplos de vetores, que disseminam este tipo ideia fundada em um princípio que nada mais, nada menos, só te afasta de prosperar.

Saúde

Do mesmo modo, vemos agora o pilar da saúde. Logo, para este cito a importância de se dividi-lo em duas grandes partes: corpo e alma, física e mental.

A saúde física nos requer um cuidado maior ao nosso corpo, essa máquina maravilhosa que temos e que sustenta todas nossas ações diárias. E já deixo a pergunta: Você tem cuidado do seu corpo? Cuidar do corpo é parte do pilar para fazer a estrutura que carregue todos os outros, se não cuidamos dele, logo perecemos. Fazer exercícios físicos, buscar os cuidados médicos para diferentes finalidades, são princípios de cuidados que devem estar na sua listinha do que se preocupar.

A saúde mental por sua vez, extrapola o que estamos acostumados a ouvir falar, mas venho te perguntar: Você se conhece de verdade? Conhece sua personalidade? Quando nos autoconhecemos, nos tornamos coautores maiores das decisões e ações da nossa vida e entendemos melhor nossas atitudes e finalidades.

Por exemplo: fazer terapia e ler livros sobre autoconhecimento, podem ser catalizadores no seu crescimento de pessoal, querer se tornar alguém a cada dia é uma escolha que podemos fazer.

Ainda assim, faço a ressalva: cuidar do corpo refletirá na alma e vice-versa, pois acredite o processo será rejuvenescedor.

Relacionamentos

Nesse sentido, finalizamos com um dos pilares que mais gosto: o pilar dos relacionamentos. Logo, os relacionamentos são a base do caminho da prosperidade. Como diz minha terapeuta: “As pessoas são a prosperidade”, as pessoas que nos rodeiam são os caminhos para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Todavia, os relacionamentos começam na base familiar, os pais; depois podemos citar as gerações anteriores, os avós; depois podemos citar o ambiente de trabalho, seu parceiro(a), seus amigos, um atendente de um estabelecimento, qualquer pessoa que te rodeia agora ou que faça parte da sua vida.

O pilar dos relacionamentos exige de você um cuidado, a Lei da Semeadura – você colherá o que plantar – logo, cuide de suas plantações, trate o próximo como gostaria de ser tratado. Busque servir ao próximo sem querer nada em troca (consciência de uma mente adulta). Seja atencioso aos seus relacionamentos em todas as camadas e locais.

Por exemplo, trago a ideia de alguém que tenha te ajudado quando menos você esperava e fez a diferença para você.

Esse pilar é fantástico também, pois revela como podemos receber oportunidades de onde e quando menos esperamos.

Conclusão

Enfim, hoje trouxe os quatro pilares para uma vida melhor, espero que tenha gostado e aprendido algo, como eu mesmo aprendi. Os quatro pilares são muito importantes para o desenvolvimento como seres humanos e para exercemos um papel com maior propósito durante nossa passagem em vida aqui na terra.

Ressalto ainda, que eles estão interligados e requerem uma balança de equilíbrio entre eles. Por exemplo, se você focar no pilar do trabalho somente, sua saúde pode ser afetada e irá te cobrar pela sua falta com ela…

A busca por se tornar uma pessoa melhor, é continua e deve partir de cada um nós, não depende da ação do próximo ou de algum evento em específico; mas sim, requer nossa ação mais aprofundada e cuidadosa com nós mesmos.

Então, como anda sua entrega para dar atenção necessária a cada um destes pilares?


Gostou deste tema? Compartilhe suas reflexões nos comentários!

Para ver mais posts sobre educação financeira clique aqui!

Para ver mais posts sobre autoconhecimento e terapia clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima