As Cinco Feridas Emocionais
Durante meu processo de terapia junto a minha psicóloga, ela me solicitou que realizasse uma leitura do livro: “As Cinco Feridas Emocionais” da autora Lise Bourbeau. A leitura deste livro para mim foi uma experiência bastante reveladora e foi então que decide trazer os principais insights para o blog. Porém, ressalto que os posts que farei sobre o livro serão resumos interpretativos baseado no livro As Cinco Feridas Emocionais de Lise Bourbeau, o qual recomendo imensamente a leitura completa para um entendimento mais aprofundado.
Você sabia que algumas das suas dificuldades emocionais podem estar conectadas a feridas que carrega desde a infância? Descubra como o livro As Cinco Feridas Emocionais pode ajudar a entender e transformar essas questões.
Se você se interessou pelo livro, pode adquiri-lo diretamente na Amazon por este link.
Quais são as cinco feridas emocionais?
Em suma, o início do livro é apresentado ao leitor pela autora Lise, cinco feridas emocionais as quais podem desenvolver ao longo da vida, seja uma única mais dominante ou até mais de uma das feridas apresentadas.
Para cada ferida apresentada pela leitora, a pessoa portadora da ferida apresentará uma respectiva máscara de defesa. Dito isso, as cinco feridas emocionais são:
- Ferida da Rejeição – Máscara do Escapista;
- Ferida do Abandono – Máscara do Dependente;
- Ferida da Humilhação – Máscara do Masoquista;
- Ferida da Traição – Máscara do Controlador;
- Ferida da Injustiça – Máscara do Rígido.
Portanto para cada ferida uma máscara de defesa para evitarmos “o vazio que a ferida nos deixa”. As feridas emocionais se desenvolvem principalmente nas fases iniciais da vida, ou seja, durante a infância e desde até o próprio nascimento.
O livro traz uma abordagem muito curiosa, pois nos apresenta a justificativa de ações que fazemos em nosso cotidiano, as quais não sabíamos a origem e o porquê de agirmos dessa maneira frente aos desafios e as relações que lidamos.
Entendermos melhor sobre cada ferida, permite ao leitor se aproximar-se e entender qual dessas feridas ele mais se identifica e se aproxima. A partir do momento, que sabemos qual das feridas emocionais nos afligem, sabemos então como melhor lidar com elas e partir para uma fase de nos tornarmos alguém melhor e que não se dependa de uma máscara para sobreviver a sua ferida.
Fique ligado nos próximos posts, onde explorarei cada uma das feridas em detalhes e como elas podem impactar sua vida!
Se você se interessou pelo livro, pode adquiri-lo diretamente na Amazon por este link.
Para ver mais posts sobre autoconhecimento e terapia clique aqui!
Escrito por Italo M. Ribeiro – 15/12/2024 – 18:30:57 – Outras publicações cliquem aqui.