Por que fazer terapia? Quebrando o preconceito sobre ir ao psicólogo. O que a terapia trouxe para a minha vida?

O ato de ir ao psicólogo para realizar sessões de terapia psicológica, atualmente começa a ser mais difundido na sociedade, devido as doenças psíquicas que tem cada vez ganhado mais espaço como a depressão e a ansiedade. A terapia é uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, mas ainda é cercada por tabus. É comum nos depararmos com um estereótipo formado de que ir a este tipo de profissional está correlato: a recomendação médica ou devido a atos de maior descontrole do indivíduo. Hoje, compartilho como a terapia impactou minha vida e por que acredito que ela pode transformar a de qualquer um.

 

Por que fazer terapia? 

Uma pergunta muito simples se partirmos do obvio da sociedade e respondermos diretamente com: “Para resolvermos nossos problemas psicológicos”. Mas a resposta seria muito rasa em um contexto muito geral e requer uma análise mais profunda.

Após dois de anos de terapia posso falar com mais propriedade sobre como a terapia me ajudou na vida pessoal, social e profissional. Quando iniciei o processo de terapia em 06 de outubro de 2022, minha busca e objetivos que elenquei a terapeuta, na primeira sessão, não eram em momento algum sobre problemas, mas a procura por encontrar a potência e desenvolver as habilidades do meu ser.

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas já decorre de diversas conquistas que vou citar neste post ainda; terapia para mim foi uma revolução pessoal, um avanço gigantesco do meu ser com o apoio de um tutor. Portanto, vivi uma constante mudança e a quebra de diversas crenças e ideias limitantes que em mim habitavam. Vi a importância da necessidade de termos bons tutores em nossa vida, para nos impulsionar, promover nosso crescimento, já que sozinhos não conseguimos tão facilmente, devido nos encontrarmos em “bolhas” ou ambientes que nos limitam se não fizermos esta reflexão para gerar o efeito de mudança.

Então, “Por que fazer terapia?”. Basicamente eu busquei terapia por que queria me tornar alguém melhor. Melhor em me autoconhecer, melhor como ser humano e a aqueles que me rodeiam, melhor nas minhas habilidades pessoais, entender-se melhor com a religião (o Divino que nos habita), entender melhor sobre o dinheiro e principalmente, mas não se limitando a estes citados, quebrar os traumas e crenças que limitam nosso ser de alcançar a nossa real potência de existência.

O que a terapia trouxe para a minha vida?

Diante dessas informações, o que a terapia proporcionou em minha vida, vou elencar como pontos que em futuros posts devo trabalhar mais afinco como temas maiores. Dito isso, após esses dois anos de terapia eu colhi os frutos de:

  • Conhecer a própria personalidade, minhas forças e fraquezas;
  • Conhecer sobre a importância do amor próprio, amarmos em primeiro lugar e sentirmos preenchidos por este;
  • Entender melhor minha parte profissional, as relações e onde usaria melhor minhas habilidades;
  • Melhorar a relação com os colegas, amigos e familiares;
  • Se sentir, mas acolhido e menos alienado religiosamente, ganhando um entendimento maior sobre o Divino;
  • Aprender sobre a importâncias dos pais em nossa criação e como a relação deles impacta em nosso crescimento e formação pessoal;
  • Aprender sobre o real significado do dinheiro, da prosperidade (que está nas pessoas);
  • Aprender a lidar com ansiedade e vier um momento de maior desaceleração pessoal (menos impulsivo);
  • Ganhar mais confiança e vontade de fazer e ser;
  • Entender o real significado do trabalho e quebrar ideias de conflito com ele;
  • Entender sobre as feridas emocionais que nos habitam e como trabalhar para curá-las;

Por hora vou citar estes, mas ao longo do desenvolvimento de publicações do blog, pretendo elencar cada vez mais, os benefícios da procura pela terapia, pelo desenvolvimento pessoal apoiado junto ao psicólogo para promover o tema: “Autoconhecimento”.

Portanto, se você busca crescimento pessoal e está pronto para descobrir novas partes de si, a terapia pode ser um caminho poderoso.

Para ver mais posts sobre autoconhecimento e terapia clique aqui!

Escrito por Italo M. Ribeiro – 03/11/2024 – 23:17:42 – Outras publicações cliquem aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima